Futuro

Estou olhando papéis. Há uma desordem pungente de apostilas e cadernos na mesa, e a luz branca da luminária envergonhada perante a bagunça.
Será que existe algo mais precioso que o futuro?

A idéia de melhora, o sonho que se acalenta carinhosamente à noite, as ilusões registradas no diário. Essa palavra usada por pais e mestres, por engenheiros e prefeitos, investidores e agrônomos. Palavra que aparece tanto nas campanhas do governo!
E  o que é "futuro"? Eu respondo: um direito. Uma alegria. Um motivo para continuar. Uma meta, objetivo, um desejo escondido talvez.
Tudo, menos essa coisa desalentadora que se estende à frente de nossas crianças miseráveis; tudo, menos a iniquidade e sofrimento imposto a elas pelas circunstâncias - isso não é futuro. 
Pois futuro tem que ser escolha.
Aqueles papéis desordenados são meu futuro. São a educação, o estudo, o esforço, o suor e as lágrimas que preciso derramar em meu caminho. São os sorrisos, as letras, os livros, as conquistas e os prêmios que virão da certeza de ter feito a melhor escolha.
Este é o futuro que eu quero. Que me foi permitido pela vida, e ao qual eu me agarro em cada tempestade de incertezas. Esta é a minha arma contra os erros todos do mundo: conhecimento.
Para que algum dia o meu futuro seja o futuro de milhões de jovens, seja escolha e possibilidade na vida de todos.
Aqueles papéis são meu passaporte para seguir adiante, quem sabe no mundo lá fora; e algum dia ser mais um nome na luta pela paz, pela igualdade, pelo convívio, pelo futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rant on Youth

On the sense of continuity

On Pigeons