Playlist

Jay's playlist: This is a playlist with most things I absolutely love in terms of music. First band/artist names, then one or more favorite songs by each, and a little comment in Portuguese on how I got to know this band and why I like it. Sorry English speakers, but don't be sad cause at the end there's a link to a youtube playlist I made with all of the stuff listed. If you would like to know me, if you already know me and want to learn more, if you feel like our hearts are connected through some magic force across the globe, or just wanna know some new music, here's the place to go.

Might be subject to change as my taste changes.

Playlist da Jay: Essa é uma playlist com a maior parte das coisas que eu amo em termos de música. Primeiro o nome da banda ou artista, depois uma ou mais músicas que eu gosto, e no final tem uma playlist do youtube com tudo que eu falo aqui para você ouvir. Se você me conhece, se quer me conhecer, se sente uma conexão comigo apesar da distância, ou quer descobrir umas músicas novas, taí.

Sujeito a alterações de acordo com a mudança do meu gosto musical.

Chambao - Un pincelada. Música e grupo que conheci através do maravilhoso filme argentino No Mires Para Abajo, a versão dessa música com Cesária Évora é de alegar o dia de qualquer um.

Hurray for the Riff Raff - The Body Electric, I Know It's Wrong (But that's All Right), Lookout Mama, Junebug Waltz. Conheci por meio de uma entrevista com a vocalista maravilhosa Alynda Segarra,  por quem me apaixonei instantaneamente. O jeito bonito de misturar o estilo tranquilo da música com letras de protesto social, o timbre da voz da Alynda, o feeling dessas músicas de modo geral: ganhou meu coração.

Mallu Magalhães - Olha só, Moreno/ Baby, I'm Sure/ Te Acho Tão Bonito. Ou melhor, o álbum Pitanga inteiro. Está no meu celular, na minha voz, na playlist e no coração.

Marcelo Camelo - Liberdade, Janta, Meu Amor é Teu, Lisbela. Vai ter overdose de Camelo sim, e se reclamar vai ter duas. Porque a junção Camelo + Mallu é boa, mas ele sozinho também.

Ylja - Á Raöum Sandi, Út. Essa banda me foi apresentada por minha amiga Hannah que adora música da ilha do gelo. Me faz lembrar dela e me sentir feliz.

Amadou & Mariam - Je Pense a Toi,  também conhecidos como The Magic Couple, esse casal de Mali tem um som muito poderoso e próprio - um pouco místico, um pouco gingado. Algumas músicas são em francês, outras em Bambara ou Bozo, mas o que todas tem em comum é um intrumental surpreendente e vozes cativantes. Vale a pena conhecer.

Aurora - Runaway, Awakening, Puppet, Conqueror. Uma outra favorita é o cover dela de Half The World Away, que eu eu acho de uma beleza e sutileza incríveis. Conheci a cantora norueguesa por indicação da Liz (gratidão eterna) e ouvi mais durante meu tempo na Armênia. Foi trilha sonora de muitas sessões de dança, exercício e estudo com minha colega de quarto Lea :)

Perota Chingó - La Complicidad, Rie Chinito, Inca Yuyo. Mas ouça todas. O trabalho desse grupo multinacional mas 100% Latino tem um quê de mágico que só se encontra na música feita por estas partes do globo. A tradução do que me encanta do lado de cá do Ecuador. E o sotaque argentino das meninas que cantam é deliciosamente sonoro!

Rising Appalachia - Occupy, Filthy Dirty South, Scale Down. Banda formada por duas irmãs, a música tem um pouco de tudo, usa instrumentos criativos e inusitados, e tem letras provocantes e irônicas ou místicas e cósmicas. As duas são grandes ativistas dos direitos indígenas nos Estados Unidos e de várias causas que acredito, e me apaixonei por elas quando assisti o clipe de Occupy numa semana de provas - o refrão, algo como "logo vou estar livre dos problemas do mundo", me deu forças para terminar as obrigações acadêmicas.

The Paper Kites - Featherstone /Halcyon /Bloom /Turns Within Me, Turns Without Me. Conheci por indicação da Nataly (valeu!) e foi amor ao primeiro acorde. A trilha sonora que você precisava para suas tardes hipsters fofinhas.  

Kings of Convenience - Quiet Is the New Loud, Declaration of Dependence. Ao contrário das outras bandas, os nomes listados aqui são álbums. Isso porque essa banda é tão boa que toda e qualquer música do álbum é uma obra de arte por si só. Conheci por meio de uma ex e conheci mais profundamente graças à Tatjana, minha amiga austríaca que adora músicas calmas.

Hem - Tourniquet, He Came to Meet Me, Things Are Not Perfect in Our Yard, So Long - todo o álbum Departure & Farewell. De uma suavidade ímpar, quase como cantigas de ninar, o som dessa banda é um dos meus tesouros mais preciosos. O clipe de Tourniquet é lindo, contando artisticamente a história de uma raposa que vai morar na cidade e eventualmente volta às origens selvagens. Identificação certa pra todo mundo que algum dia saiu de casa.

Deolinda - Que Seja Agora, Um Contra o Outro, Fon Fon Fon. Como não podia faltar, uma banda portuguesa! Vocais deliciosos, instrumental soberbo, letras engraçadinhas, tá tudo aí. Os clipes das duas primeiras músicas também são ótimos, e destaque para a afiadíssima crítica social e econômica "Parva Que Sou". Serve tanto para Portugal como para o Brasil, se serve.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rant on Youth

On Pigeons

Cores e texturas