Força...?

Robustez, vigor muscular. Esforço, intensidade, veemência. 7 Necessidade, obrigação. 8 Autoridade, influência, poder. 9 Impulso, incitamento. 10 Virtude. 11 Auge. 12 Abundância.

(Michaelis, definição).

É tudo isso, e é nada. O que é força? Quem a tem? Quem a alcança? 
Creio que a força é nada mais que casca, superfície onde se esconde a fraqueza. Um apelido, na melhor das hipóteses, para a enxurrada de adrenalina que nos invade em situações de perigo. Para aquele "respira fundo e vai" tão conhecido e deveras irresponsável, pro ato de travar os dentes enquanto se fecha o corte.
Não acredito que a tenha, e tampouco acredito nela - Já que não existe em mim, faço questão de não vê-la. Ilusória, é o que é a força, ilusória parábola que nos contaram e impeliram a acreditar, permeada de salmos e conselhos clichês, de abraços emocionados e lágrimas conjuntas, de alegrias e tristezas.

Eu te digo "Inventaram! Quando nós, aos cinco anos, julgávamos ter um problema, e nos disseram: Força!" Essa tal aí não existe, é verbo, palavra, matéria, é uma grandeza da Física e te digo, nada mais. 

E quanto àqueles, perguntarão, que vencem seus obstáculos, o que tem eles, senão força?
Tem motivos, e razões, tem amigos, determinação, tem três mil coisas, virtudes, sei lá.
E o que chamamos "força" é a junção de tudo isso.

Mas penso, repenso e enfim conto - Não se enganem, vocês todos, por mais salmos que recitem, por mais canções que entoem, por mais motivados que estejam, cada um de nós, sozinho, tem a força de um galho seco.

Comentários

  1. eu nem sei o que pensar Jady...mmto de reflexão...

    ResponderExcluir
  2. Que bom Déborah, também pensei muito ao escrever isso... Com um pouco de revolta até, admito. Depende muito do prisma que a gente escolhe, não é?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maria

On the sense of continuity

The empty chair