Crianças Down



Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Acho que mais que um post, esse dia merece uma séria reflexão... Eu nunca conheci nenhum adulto portador de Down. Inclusive acho essa palavra horrível, portador, que coisa fria e impessoal! Mais do que um organismo com um cromossomo a mais, as pessoas são pessoas. 
Já as crianças que conheci são encantadoras. Vi nelas um amor raras vezes encontrado em nós, adolescentes e adultos. Como se elas tivessem o dom de aflorar em si mesmas as características que com o tempo acabamos sempre por perder.
São crianças diferentes, em maior ou menor grau. Não mais ou menos que outras; apenas diferentes. 
Admiro todas as pessoas que se dedicam a cuidar dessas crianças, algumas que cheguei a conhecer e outras tantas anônimas mundo afora. Admiro essas crianças, e seu sorriso extremamente doce.
Reconheço a grande responsabilidade em cuidar delas e educá-las. Reconheço o enorme desafio de permitir a elas exporem-se a um mundo incompreensivo e cruel, longe dos abraços, beijos e afagos que quase instantaneamente nos sentimos tentados a dar.
Os parabenizo pela força de se mostrarem diferentes, até mesmo em atitudes. Sem as diferenças, nosso mundo não seria nada.
Percebo desafios e dias amargurados alinhavados à estrada que estas crianças percorrem...

Mas lhes desejo sorrisos do mundo todo de volta, tão doces como os que eles distribuíam na infância.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria

On the sense of continuity

The empty chair